#TOP MUSA FITNESS EVA ANDRESSA

#TOP MUSA FITNESS EVA ANDRESSA
#TOP Musa Fitness EVA ANDRESSA

Seguidores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

DORES APÓS OS TREINOS? BOM EVITAR.


Dor Muscular Após Exercício Achei esta matéria bem interessante , sobre dor muscular após os treinos, como sempre tem gente que no primeiros dias malha além das condições físicas, ficam doloridas, musculatura inflamados e ate febre em alguns casos mais severos. Por isso aconselho sempre aos praticantes de atividades físicas a fazerem o mínimo esforço na primeira semana de treinos começar bem leve , para ir preparando o corpo nas próximas semanas ai sim vai aumentando a intensidade , mas com moderação e sem pressa, evita muitas dores.

http://culturafisicaroberto.blogspot.com/

DOR MUSCULAR APÓS O EXERCÍCIO

Todos os praticantes de atividade física, ou até mesmo, indivíduos sedentários, já experimentaram depois de algum esforço físico, um episódio de dor muscular tardia.

Denominamos “DOMS” (Delayed onset muscle soreness), ou seja, inicio de dor muscular tardia, que é o desconforto que ocorre quando uma pessoa se exercita próxima ao limite de seu corpo ou estimula a musculatura com exercícios diferentes dos quais está acostumada.
O fenômeno ocorre tanto em pessoas sedentárias como em atletas de alto nível adaptados ao treinamento. Iniciantes e idosos estão mais sujeitos à dor após o treinamento, mas qualquer pessoa que pratica uma atividade para a qual não esteja acostumada, poderá ser surpreendida com as dores musculares, que são apenas uma adaptação normal do organismo.

Os sintomas apresentados nos atletas são: dor, inflexibilidade e desconforto, que podem ocorrer um ou mais dias após o treinamento. A dor não se manifesta até, aproximadamente, oito horas após o exercício, entretanto, ela aparece depois desse período aumentando progressivamente de intensidade nas primeiras 24 horas, e alcançando o máximo de intensidade entre 24 e 72 horas. Após 72 horas, há um declínio progressivo da dor, podendo até desaparecer, e é nessa hora que devemos treinar o músculo novamente.

Alguns fisiculturistas precisam de cinco a sete dias para recuperar o músculo treinado devido à grande intensidade no treino que eles conseguem alcançar, isso justifica porque alguns dividem o treino para apenas um músculo por dia, treinando a mesma região novamente depois de uma semana.

Algumas teorias propõem que a dor é gerada por dano físico causado pelo aumento da tensão do sistema contrátil, acúmulo de substâncias metabólicas, dano estrutural a os tecidos causado pelo aumento da temperatura muscular e controle neuromuscular alterado. Isso ocorre quando se dá um estimulo intenso ao músculo, principalmente uma ação excêntrica não-habitual.

Deixando um pouco a teoria de lado, vamos à prática!

Existe um grande segredo que é uma grande dificuldade no treinamento de força para quem deseja estar sempre progredindo no resultados. É a conjugação do estímulo x recuperação x novo estímulo, respeitando as limitações do músculo pela observação da dor.

Descansar muitos dias após o término da dor muscular tardia faz perder o ponto certo da supercompensação (estado de obtenção de resultados) acabando com o melhor aproveitamento do treino em relação ao objetivo proposto. Treinar sempre com a mesma carga, mesmos métodos, e mesmo tempo de recuperação pode gerar um efeito conhecido por destreinamento onde o nível de força permanece inalterado, mas o volume muscular diminui. Normalmente, nesse ponto de estagnação, não existe dor muscular tardia, o que nos obriga a quebrar essa constante para novamente sentir uma dor suave após o treino.

http://culturafisicaroberto.blogspot.com/

Por outro lado, quando o músculo ainda apresenta uma leve dor é porque ainda não está recuperado para o próximo treino. Treinar esse músculo dolorido, agudeza as dores, trazendo como conseqüência uma possível lesão. Conjugando mais um fator para obtenção de resultados, está a ingestão de grandes quantidades de proteínas, que é justificada pelo fato do músculo ter sido micro-lesado no treino. O intuito é acelerar sua recuperação e também gerar hipertrofia muscular.

Pode-se concluir que os danos causados à estrutura muscular, devido à prática de contrações musculares de alta intensidade (estresse mecânico), desencadeiam uma resposta inflamatória, que é a principal responsável pela dor tardia no grupo muscular exercitado, e que o micro-trauma e a regeneração representam uma progressão normal associada com o treinamento. São partes integradas do restabelecimento do equilíbrio do organismo, portanto, fica claro porque alguns atletas de alta performance defendem a máxima: “No Pain, No Gain !” Respeite sempre sua recuperação.

http://culturafisicaroberto.blogspot.com/

fonte;

autor; Ricardo Alexandre da Fonseca

Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido

http://www.fisiculturismo.com.br/newsletters/materias/dor-muscular-apos-exercicio.php>

8 comentários:

  1. oi gostaria saber oq eu fasso para perder barriga
    e pegar tanquinho gostaria de saber se tem algum exercicio especificado para isso nao sou gordo mas tenho akela barriguinha desagradavel meia gordinha

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa matéria sobre as dores pós treino, sempre tive dúvidas a respeito desse tema. Cheguei a seguinte conclusão, a dor pós treino é uma conseguencia natural do treino de hipertrofia, servindo como uma medida para saber quando novamente poderei treinar o devido musculo.
    Roberto, você está de parabéns, seu blog é muito bom.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito de tempo de repuso, sobre as repetições e sobre o numero de dias de treino em relação com os músculos trabalhados.

    ResponderExcluir
  3. Oi roberto
    gostaria de saber quando eu amumento o peso, acho q tou aumentando muito rápido
    grato Davi

    ResponderExcluir
  4. ola anônimo , (4 de fevereiro)
    olhá exercício especifico para perder gordura localizada não existe,
    oque existe é vc fazer atividade e a gordura ser queimada no geral , no corpo todo, isto também com uma boa alimentação de baixas calorias, . pois so atividades físicas sem uma boa alimentação , os resultados não são satisfatórios.

    bem , vc poderia melhorar sua alimentação cortando gorduras , frituras, docês e refrigerante,
    fazer atividades que trabalhem o corpo todo, tipo :
    caminhadas a passos longos,
    subir escadas, pular corda,
    bike, natação, esportes coletivos de grau aeróbio, e também fazer musculação , para com, ao mesmo tempo que queima gorduras, também aumentar e enrijecer a massa muscular, pois massa muscular ajuda a queimar gorduras também,

    faça exercícios aeróbios cerca de 4 vezes por semana, e musculação 3 a 4 vezes também,
    isto ira te ajudar muito.

    ha, mais uma coisa, abdominalis so serve se for feito após treinos aeróbios , eles são a principio para desenvolver a musculatura abdominal e não necessariamente para queimar gorduras ok.

    ResponderExcluir
  5. olá luis Eduardo , bem vindo e ao blogger e obrigado pelos elogios,
    bem quanto ao descanso entre serie, acho que foi isso que vc quis dizer ao falar de repetições,
    é o seguinte, o ideal e vc descansar para poder refazer as reservas de ATP do músculo, isto é quando ele recuperar a força novamente vc malha de novo,
    sendo que
    ao trabalhar com grandes cargas
    demora mais para ser refeito a ATP, então se da de 2 ate 3 minutos de descanso entre series,
    quando o treino é leve ai varia de 30 a40 segundos de descanso.
    oque acontece é que as vezes os musculoso já estão no ponto de trabalhar de novo , so que a sua resistência aeróbia, ( respiração, coragem ) ainda esta em baixa, e mesmo com o músculo pronto para fazer nova serie vc ainda sinta sua respiração cansada,
    dai que muita gente passa horas na academia , quando na verdade apenas 50 a60 minutos seria o suficiente para trabalhar os músculos de forma harmoniosa.
    descanse apenas ao ponto de vc sentir que ja pode pegar novamente a carga e executar, . se sua respiração estiver ruim ainda, aconselho vc a fazer treinos de resistência para melhor sua condição física geral.

    quanto aos dias d e descanso entre os treinos de um mesmo músculo,
    depende da intensidade do treino anterior, como diz o material acima, treinos mais pesados requer tempo maior de recuperação muscular,
    isto varia também de acordo com a atividade que vc teria nos dias de descanso, no tipo de alimentação que vc tem, no tempo de sono,,,
    veja bem eu sempre falo , para se ter bons resultados tem de se ter um conjunto de fatores , e não um único fator,
    tudo trabalha em conjunto para um bem comum,
    sua saúde, desenvolvimento muscular e perda de gordura.

    valeu.

    ResponderExcluir
  6. ola Davi,
    bem quanto a saber que vc esta aumentando muito rápido , ai tem de ver se vc não esta aumentando , mas com excesso de gorduras,
    a principio se for magro , isto não tem muito problema, mas ao longo do tempo tem de ter cuidado, pois grandes aumento de peso , mesmo malhando , costuma em manter escondido os músculos em baixo da grossa camada de gorduras,
    por isso tem de se ter um controle alimentar bom,
    para aumentar amassa muscular e mesmo assim manter o aumento de gorduras no controle. ,
    se vc acha que esta aumentando demais , se olhe no espelho e veja se ta aparecendo mais gorduras que músculos,
    se tiver , ai melhor cortar calorias na sua alimentação ,
    em breve vou postar uma materia muito boa sobre hipertrofia muscular, estou trabalhando nela, ,
    obrigado pela visita, e volte sempre,

    ResponderExcluir
  7. Otimo post! Já vou para a 3 semana de academia, e to gostando muitooooo, no começo (no 1 2 e 3 dia ) meus musculos doeram muito, mas nada demais.
    Continue postando materias, seu blog é otimo!
    Até a proxima **

    ResponderExcluir
  8. obrigado mano , amigo google mil,
    sempre colocando criticas e elogios por aqui,
    agradeço muito , pois as opiniões dos visitantes e seguidores que faz com que o blogger melhore cada vez mais, pois nos da uma idéia do caminho a seguir.
    obrigado mesmo , e continue sempre lendo teremos boas novidades em breve

    ResponderExcluir