#TOP MUSA FITNESS EVA ANDRESSA

#TOP MUSA FITNESS EVA ANDRESSA
#TOP Musa Fitness EVA ANDRESSA

Seguidores

sexta-feira, 5 de março de 2010

Musculação na adolescência: pode?






Musculação na adolescência: pode?

Sem idade certa para começar, malhar na adolescência requer cuidados para se alcançar o "corpo perfeito"

Amplamente difundida entre os adolescentes, a malhação nessa época da vida precisa ser realizada com acompanhamento contínuo para se evitar lesões e atingir os objetivos esperados.

A adolescência traz geralmente muitos aborrecimentos e insatisfações. Por ser um período de transição para a vida adulta, uma das maiores queixas entre os que vivem essa fase é com o próprio corpo, às vezes magro e esguio, outras vezes muito acima do peso. Para ajustar mais rapidamente o corpo à fase adulta, muitos adolescentes iniciam-se na musculação, sem, contudo, contar com uma orientação mais específica. Afinal, qual a melhor idade para iniciar essa prática? "Não há restrições nem idade certa para começar a musculação", explica a professora de educação física da Rio Sport, Ana Beatriz Maggi. Ela adverte, no entanto, que o treinamento precisa ser feito com cautela e orientado por um profissional, que irá monitorar a intensidade e a execução correta dos exercícios para evitar lesões.

Antes de iniciar o treinamento, é preciso passar por uma avaliação médica que irá aferir o nível correto de maturação de cada adolescente. "No entanto, essa avaliação pode ser dispensável, caso seja realizada a avaliação física na própria academia. Nesse caso, é necessário um cuidado maior para verificar o nível de desenvolvimento do aluno", ressalta a professora. Ela explica que o processo de maturação física, óssea, muscular e hormonal não está totalmente desenvolvido até os 20 anos de idade, por isso é importante realizar a avaliação para aferir o nível correto de maturação. "A partir daí será possível determinar com precisão a intensidade e o volume do treinamento.

Ganhos

Os resultados para quem inicia a musculação são observados a médio e longo prazo, mas, segundo Ana, variam de acordo com as condições biológicas de cada pessoa. "Isso inclui também a carga genética, a composição corporal ou o biotipo de cada um", ressalta. "Em função disso, não adianta abusar. O conjunto é o responsável pelo resultado", adverte. Ela explica que, devido ao processo de maturação hormonal não estar completamente desenvolvido, o tão sonhado ganho de massa muscular pode ser pouco significativo. Os excessos prejudicam a fase de recuperação, que é onde o organismo repõe as reservas energéticas utilizadas e constrói a desejada massa muscular. Ana observa que o ideal é fazer de duas a três sessões de treinos por semana, com duração de 30 a 40 minutos, não ultrapassando uma hora. "E, acima de tudo, é preciso respeitar o descanso entre os treinos".

Atividade aeróbica

Os exercícios aeróbicos são fundamentais para a obtenção da massa muscular. Ao contrário do que todo mundo pensa, a fase recuperatória – quando o organismo repõe a energia gasta e "cria" a massa muscular – é toda realizada por meio do metabolismo aeróbico. "Dessa forma, essa base bem praticada contribuirá diretamente na recuperação pós-treino", explica. A intensidade e a freqüência semanal devem variar de acordo com o objetivo de cada aluno, mas, segundo a professora, a atividade aeróbica não deve ser esquecida. Além disso, uma dieta equilibrada, com a correta ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras, é fundamental para obtenção de massa muscular e qualidade de vida. "Mas, para cada objetivo buscado pelos alunos, haverá uma dieta diferente, por isso, é importante o acompanhamento de um nutricionista", observa.

Gordinho, não!

O estudante Luiz Felipe Nascentes Fernandes, 17, começou a malhar aos 14 anos, quando pesava 54 quilos. Exercitar-se já fazia parte de sua rotina, já que desde os oito anos praticava natação e, nos dois últimos anos, Jiu-jitsu. "No entanto, resolvi malhar porque estava gordinho, com barriga", afirma. Os exercícios começaram moderados, para que o corpo se acostumasse à nova rotina de pesos. Hoje, com 20 quilos a mais – de massa magra, conforme ele ressalta – o estudante está feliz com seu corpo e a auto-estima está em alta. "Malho de cinco a seis vezes por semana, uma hora e meia por dia. Aos domingos, faço questão de correr", ressalta. Para complementar todo o processo para obtenção de músculos, há sete meses ele vai ao nutricionista. "Como tudo normalmente, mas evito doces. Dou preferência aos pães integras e ainda faço uso de suplementos alimentares". O importante, segundo ele, é não ter preguiça. "Para quem se achava gordinho, como eu, ter disposição para encarar os exercícios é fundamental. Mas, antes de tudo, é preciso seguir as orientações do professor para não fazer nada errado", diz



5 comentários:

  1. Boas... Eu tenho 15 anos e sigo atentamente o teu blog.... Eu ate aos meu 13 anos era gordo, mesmo muito gordo... Mas apercebi-me disso e comçei a emagrecer e hj sou magro.... Custumo fazer alguns exercicios em casa pis nao tenho mto tempo livre pa ir ao ginasio (exercicios como flexoes, levanto peso com uma mao (qe se nao me engano vii no teu bloge)... Acho qe a musculaçao nao faz mal na adolescencia e qe é bom... gosto de ter o meu corpo com alguns abdominais(os tais gomos) e aqele musculo dos braços definido..

    Mas como ja fui gordo fiqei com algumas sequelas.. qe com camisola nao se notam pq mas quando a tiro e me olham na lateral notasse... é uma parte do umbigo nao a parte ded cima, é a de baixo... essa nao consigo definir... ha algum exercicio para essa area?

    Continua este trabalho com o teu blog ... ta 5*

    ResponderExcluir
  2. olá, bem vc não relatou seu sexo ,mas pelo que li, é uma menina, e com 15 anos , vc tem muito tempo pela frente, pr ir corrigindo certas inconveniencias que vc venha a sentir em seu corpo ,.
    mas veja bem pelo fato de vc ter sido gordinha antes, vc tem de ver a historia genetica da sua familia , se seus pais , tios tem tendencia a serem gordoss, .
    muitas vezes , a gordura é mais efeitos geneticos que de maus habitos, os maus habitos so acelera e propaga ainda mais as gorduras,
    sendo seu caso de carga genetica, ai acnselho a manter sempre uma boa dieta, nao de privaçoes , ou dietas da sopa, do limao , das proteinas, nada disso ,
    mas falo de uma educação alimentar, se pode comer de tudo ( claro quetudo , no sentido de tudo saudavel).,
    mas sem exageros , e de forma bem controlada. com bastante variações de alimentos, e de preferencias com baixas calorias e altos valores nutricionais,
    Quanto a gordura que fica abaixo do umbiguo , entre o umbiguo e a virilha, geralmente são as ultimas a serem queimadas, mas nada de panico, depois de queimar a gordura pelo corpo estao tambem serao queimadas, sendo que o corpo queima gorduras em um todo e nao em paretes isoladas, .

    sendo que esta area tenha uma camada baixa de gorduras, como vc mesmo descreveu. ai aconselho a faser umas boas caminhadas, corridas, pedalar, e pular corda , pelo menos 3 veses por semana, en torno de 40 a 60 minutos por sessão, e em seguida faser series de abdominais ( vc pode ver exercicios abdominais aqui no blog, clica em pesquisar " exercicios abdominais"), en torno de 3 exercicios, 3 series cada , en torno de 10 a 20 repetiçoes cada serie. apos faça alongamentos , para melhorar e manter a flexibilidade.

    pode continuar fasendo os exercicios que vc vinha fasendo antes, ha tenhouma serie de videos com exerciciso para serem feitos sem uso de aparelhos, podendo serem feitos em casa, da uma olhada neles a medida que eu for postando. vc vai gostar,
    e obrigado pelo incentivo , sempre saber que tem pessoas valorizando nosso trabalho.
    precisando estamos a sua disposição ,.
    boa sorte e um otimo fim de semanaa.

    roberto/personal

    ResponderExcluir
  3. olá, olha me desculpe se equivoqueime quanto ao seu sexo , pois vc se relata como sexo masculino na priemeira parte do seu comentrio , e diz faseruso de camisola no segundo , ai me deixou confuso , espero nao ter causado nehum constrangimento a vc, desculpe-me qualquer distirçao que eu possa a ter vindo acometer.

    roberto/personal.

    ResponderExcluir
  4. POIS.... sou do sexo masculino...

    Olhe eu pratico bastante futebol... disseram-me que fazia bem comer algo doce e que nao engordava. Essa coisa doce deve se tomar antes, no meio (intervalo) ou no fim do jogo?

    obrigado

    ResponderExcluir
  5. olá, olha só , o ideal é tomar bastante liquido durante a partida de futebol para se reidratar, podese tomar tambem liquidos energeticos, como gatorade, ou ate suco de frutas sem açucar, , mais indicados sucos de laranjas, abacaxi, mangas.
    antes do futebol se deve ingeriri carboidratos de quima lenta como , batatas docê, amendoim, maças, sanduiches de queijo com pao e alfaçe e tomates, sucos, mas isso cerca de 60 minutops antes dos jogos,
    nos intevalos ai vc pode ate comer um pedaço de docê , como rapaduras, doces de goiaba, frutas como bananas,
    apos o jogo , ai melhor mesmo é tomar um bom banho e relaxar, tomar uma boa vitamina com leite integral, bananas, se possivel uma ou duas colheres de proteinas, com isso vc ira se sentir muito bemm,

    ingeriri docês logo no inicio do jogo não é recomendado , pois os niveis de enrgias sobem rapidos mas , tambem caem muito rapido , deixando mais esgotado ainda depois a queda do nivel de acucar no sangue, .

    boa sorte, mais duvidas estamos a disposição.
    roberto/personal

    ResponderExcluir