#TOP MUSA FITNESS EVA ANDRESSA

#TOP MUSA FITNESS EVA ANDRESSA
#TOP Musa Fitness EVA ANDRESSA

Seguidores

sexta-feira, 11 de março de 2022

* Musculação na terceira Idade.*

       Para ter um envelhecimento saudável, é preciso investir no ganho de massa magra desde a juventude, quando temos alguns hormônios envolvidos no processo do anabolismo em maior quantidade. A realização de uma atividade física é saudável em qualquer idade,  A musculação na terceira idade deixa os músculos mais fortes e ágeis, contribuindo para que o idoso se mantenha ativo e independente.  Quando praticada regularmente, a musculação para idosos também ajuda no controle de diversas doenças, como osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite. 

 A perda de massa muscular associada ao envelhecimento é chamada de sarcopenia. Esse processo é natural com o avançar dos anos, e atinge principalmente pessoas a partir dos 60 anos. O sedentarismo na terceira idade agrava situações de doenças crônicas, doenças cardíacas e depressão.

   Os exercícios para idosos devem ser preferencialmente funcionais e adequados à estrutura física do praticante. Inicialmente deve pegar leve no peso levantado e focar na repetição das atividades. A carga será aumentada progressivamente, de acordo com a evolução individual de cada um. Os resultados do treino de musculação para idosos são potencializados com o suporte de uma dieta adequada.

   O ideal é que os exercícios sejam praticados em 3 ou 4 dias da semana.  Entretanto, isso não significa que o idoso deva fazer somente musculação. O melhor é intercalar, por exemplo, um dia fazendo musculação e em outro dia realizando exercícios aeróbicos.  Além disso, a duração recomendada é de, em média, 30 a 60 minutos, e no período em que o idoso se sentir mais confortável.

  Antes de iniciar a prática de musculação, devem fazer uma avaliação médica, avaliação física e ter acompanhamento de um profissional de educação física.

Benefícios da musculação na terceira idade.;

   

- Reduz dores nas articulações, como coluna, ombros e joelhos.

- Fortalece os ossos, articulações, ligamentos e tendões.

- Prevenção de quedas.

- Melhora a condição cardiovascular.

- Melhora a pressão arterial.

-  Ajuda a controlar a diabetes.

- Aumenta a força física e a flexibilidade.

- Melhora a postura corporal.

- Ajuda na socialização e combate a depressão.


  Alguns Cuidados no momento da atividade;

- Usar roupas adequadas, leves e confortáveis, que favoreçam os movimentos do corpo.

- Usar tênis macios e confortáveis, evitar, chinelos, sapatos e descalços  durante a atividade física.

- Levar sempre uma garrafa com água para manter-se hidratado e uma toalha de rosto.

- Atentar especialmente à postura do corpo e a correta respiração durante a execução dos exercícios.

- Suspender a atividade em caso de desconforto, mal estar ou dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário